Quarta-Feira, 1 de Dezembro de 2021

AGENDA DE EVENTOS EM SERTÃOZINHO

(CADASTRE SEU EVENTO)

Compartilhar EventoCompartilhar:

23/02 - 12ª Jornadas Regionais

Evento Realizado

Horário: 8h30


Novas tecnologias, big data e captação de alunos serão temas da 12ª Jornadas Regionais do SEMESP em Ribeirão Preto

Durante a apresentação da análise econômica, será revelado crescimento no número de matrículas das Regiões Administrativas de Ribeirão Preto (11,4%), São Carlos (3,4%) e Franca (7,9%)

Ribeirão Preto receberá a primeira edição de 2016 das Jornadas Regionais do SEMESP, no próximo dia 23 de fevereiro, no Hotel Ibis Ribeirão Preto, reunindo mantenedores, gestores e profissionais das áreas estratégicas das instituições de ensino superior de toda a região. Promovidas pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, as Jornadas Regionais são ciclos de palestras sobre temas ligados ao setor da educação superior, que divulgam dados atualizados e pesquisas específicas de diversas cidades do Estado de São Paulo.

No panorama econômico, apresentado pelo diretor executivo do sindicato, Rodrigo Capelato, das Regiões Administrativas de Ribeirão Preto (25 municípios), São Carlos (26) e Franca (23), serão revelados dados atualizados do número total de matrículas, ingressantes e concluintes dos cursos presenciais nas IES públicas e privadas e o número de matrículas dos cursos a distância e tecnológicos; além dos 20 cursos mais procurados por estudantes nas IES locais, as taxas de evasão na rede privada e pública nos cursos presenciais e EaD, a inadimplência, taxa de escolarização líquida, empregados por grau de instrução, contratos firmados e atualizados de FIES (de 2010 a 2016), número de bolsas ofertadas pelo ProUni (de 2006 a 2015). Também novidade, como o perfil das funções dos docentes (por idade, sexo, escolaridade e regime de trabalho), total de matrículas em cursos de pós-graduação (mestrado, doutorado e mestrado profissional), com os 5 mais procurados e o percentual de alunos presentes no ENEM.

“As matrículas em cursos presenciais na RA de Ribeirão Preto cresceram 11,4% em 2014, índice superior que o do Estado de São Paulo (4,3%). Em 2013 eram 34.889 matriculados no ensino superior particular e, em 2014, esse número passou a 38.851. Em Franca o crescimento chegou a 7,9% (eram 13.668 alunos em 2013 contra 14.751 em 2014) e, em São Carlos, que havia registrado em 2012 queda de 1,5%, chegou a crescer 3,4%, passando de 21.783 alunos em 2013 para 22.519 em 2014”, adianta Capelato.

Além da análise econômica, o ciclo de palestras conta ainda com a atualização anual da Legislação Educacional, palestra do diretor jurídico do Semesp, dr. José Roberto Covac, e inova ao apresentar temas apontados como de maior interesse para discutir e se atualizar, numa pesquisa realizada pelo sindicato junto às instituições de ensino superior, como novas tecnologias educacionais, uso de big data e captação de novos alunos.

Para atender a essa demanda, o sindicato convidou três especialistas nas respectivas áreas: Ana Valéria Sampaio de Almeida Reis, professora e pesquisadora do Centro Universitário Salesiano de São Paulo, campus Lorena; Caio Simi, diretor-executivo da Numbr; e Wilson Diniz, diretor de Marketing & Comercial do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional.

“Para os profissionais da área, as jornadas são essenciais, principalmente, por ter acesso a exemplos reais de como aumentar o conhecimento do mercado, além de proporcionar orientações especializadas para o desenvolvimento de um setor cada vez mais competitivo e que requer constantes atualizações e capacitações”, diz Capelato.

Já o diretor de Marketing da Cruzeiro do Sul, Wilson Diniz, acredita que “um conceito de captação de alunos mais amplo, vai além de uma ou poucas ações isoladas ou de atividades exercidas por um único setor ou departamento dentro de uma instituição. As tendências de captação hoje envolvem todos os profissionais de todos os setores de uma IES com objetivos fundamentais e específicos, como captar mais alunos e manter a instituição financeiramente equilibrada”.

A professora Ana Valéria, da Unisal, adianta que é preciso “sensibilizar o professor a respeito do uso de novas tecnologias em sala de aula, pois não basta eleger uma tecnologia ou metodologia sem levar em conta o perfil do professor, o ambiente da sala de aula, o conteúdo a ser trabalhado, os objetivos a que se quer alcançar, o aluno em si e a gestão da instituição onde se trabalha”.

Outra novidade para esse ano nas Jornadas é que o SEMESP, por meio de sua Universidade Corporativa, levará a cada cidade em que serão realizadas seus novos cursos in company, criados em parceria com a FIA e certificados por essa Fundação. “Uma pesquisa foi realizada com todos os nossos associados para saber quais as demandas de capacitação que os profissionais do ensino superior tinham maior urgência. Em Ribeirão Preto, vamos ministrar o curso Papel do Coordenador, Reconhecimento e Renovação do Reconhecimento, dias 11 e 12 de março próximos”, conta o coordenador da Universidade Corporativa Semesp, Prof. Dr. Márcio Sanches.

As Jornadas Regionais têm como público alvo mantenedores, reitores, pró-reitores, gestores, dirigentes educacionais, coordenadores, docentes, pesquisadores e todos os profissionais que trabalham em áreas estratégicas nas Instituições de Ensino Superior. As próximas edições das Jornadas Regionais acontecerão em: Santos (15/3), Bauru (29/3), São José dos Campos (12/4), Campinas (26/4) e São José do Rio Preto (1/6). 

Sobre o Semesp – Fundado em 1979, o Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo – Semesp congrega cerca de 200 mantenedoras no Estado de São Paulo e no Brasil. Tem como objetivo preservar, proteger e defender o segmento privado de educação superior, bem como prestar serviços de orientação especializada aos seus associados. Periodicamente, realiza uma série de eventos, visando promover a interação entre mantenedoras e profissionais ligados à educação. Dentre eles, destacam-se o Fórum Nacional: Ensino Superior Particular Brasileiro, o Congresso Nacional de Iniciação Científica e as Jornadas Regionais pelo Interior de São Paulo. Para saber mais, acesse www.semesp.org.br/portal/  www.facebook.com/semesp/ https://www.linkedin.com/company/semesp.

Atendimento à imprensa:

Ana Purchio

(11) 2069-4419 / imprensa@semesp.org.br

Cel. 94208-7576

Gabriela Dias

(11) 3129-8737 / gabriela.dias@convergenciacom.net

 





CALENDÁRIO

Selecione abaixo a data desejada para conferir os eventos!



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2021, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.